Exame Nacional de Matemática A 2010 1ª fase

O exame nacional de Matemática A de 2010 foi no dia de ontem 21 de Junho pelas 9:00 da manhã. Pela minha experiência de explicador achei-o bastante acessível em comparação com os de anos anteriores. O grupo de escolha múltipla fazia-se muito bem e a parte de probabilidade que por vezes requer mais astúcia por parte do aluno era bastante elementar. Confesso que na resolução do primeiro exercício de escolha múltipla, o que referia acontecimentos incompatíveis até achei que não era a que tinha pensado ser a resposta certa, tal a sua simplicidade. 

Envolvia conhecimentos simples de cálculo diferencial e alguns conhecimentos de cálculo complexo. Mas talvez seja um sinal positivo estar ambientado com testes nas escolas com um grau de dificuldade superior. É sinal que o ensino secundário nacional está mais exigente, e os exames nacionais são sempre bons para fazer uma avaliação justa e equitativa dos alunos que querem completar o nível secundário ou ingressar no ensino superior.

No entanto não posso deixar de referir que me pareceu bastante acessível o exame nacional de Matemática A este ano; quem tivesse estudado um pouco e tivesse uma nota positiva no nível secundário por certo terá uma boa nota neste exame. Veremos como será o da segunda fase!

O exame juntamente com a sua resolução já está disponível na Matemática Viva.


____

6 comentários:

  1. o teste era dificil e nao tinha nada a haver com os de anos anteriores.

    ResponderEliminar
  2. O teste não era assim tão difícil, bastava apenas ter estudado um pouco

    ResponderEliminar
  3. um pouco? como assim? Do género, 5 horas por dia durante as 2 semanas, nerd? -.-
    PS: tirei 18,713

    ResponderEliminar
  4. LOOOOOOOOOOOL

    5 horas não é muito

    ResponderEliminar
  5. o joão tem razão oh nerd

    c#melo

    ResponderEliminar